Os Superchips de IA da Próxima Geração da Nvidia Consumem até 1.000 W, Segundo Rumores

Atualiza a rede elétrica enquanto podes fazer isso.

As placas gráficas emblemáticas das gerações recentes têm apresentado uma tendência de aumento no consumo máximo de energia. A RTX 4090 pode consumir mais de 450W, a RTX 3090 Ti poderia fazer o mesmo, enquanto a RX 7900 XTX da AMD tem uma classificação de 355W. Modelos com overclock de fábrica geralmente têm um consumo um pouco maior que isso. Mas esses são números de novatos. Foi relatado que o próximo acelerador de IA da Nvidia, a GB200, pode consumir até 1.000W.

A fonte da afirmação de 1.000W é uma declaração feita pelo COO da Dell, Jeffrey Clarke, durante a chamada de ganhos do quarto trimestre de 2024 da Dell (via The Register). Ele tem tanta probabilidade de estar a par quanto qualquer pessoa, então essa afirmação de 1.000W não é mero rumor.

A citação real de Clarke é: “A nossa caracterização no lado térmico, tu realmente não precisas de arrefecimento líquido direto para alcançar a densidade de energia de 1.000 watts por GPU. Isso acontece no próximo ano com o B200.”

Observa que ele se refere ao B200, mas na verdade não há um B200 no planeamento da Nvidia. A sua próxima geração de GPU empresarial principal é chamada de B100. É baseada na arquitetura Blackwell. No entanto, existe um GB200, que combina a GPU B100 com a CPU Grace. É provável que Clarke se tenha simplesmente enganado e esteja referir-se a este último.

As GPUs de datacenter são bestas muito diferentes das GPUs de jogos para consumidores, onde coisas como velocidades de ventilador, tamanho físico e consumo de energia são considerações secundárias em comparação com o desempenho absoluto. A GB200 é toda sobre desempenho. As diferentes variantes dos aceleradores baseados na arquitetura Blackwell eventualmente formarão a espinha dorsal dos sistemas de IA em nuvem em 2025 e além.

Agora, todos sabemos como a IA é um grande negócio. A Nvidia agora é a terceira maior empresa do mundo em valor de mercado, recentemente ultrapassando a gigante petroquímica saudita Aramco, deixando apenas a Apple e a Microsoft à sua frente. E está a alcança-las rapidamente, indicando que a demanda por aceleradores de IA de alto desempenho permanece insaciável.

Não consigo imaginar que veremos uma placa gráfica de desktop de 1.000W. Isso é realmente um passo além para um PC ATX típico, mas com 450W tornando-se uma nova referência para GPUs de jogos de alta qualidade, eu esperaria que as coisas dessem mais um passo adiante. A barreira de 500W já foi praticamente ultrapassada, e se a Nvidia optar por lançar uma RTX 4090 Ti, posso imaginar que 600W ou mais se torne uma realidade. Basta olhar para as imagens vazadas de um enorme cooler Founders Edition de quatro slots.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

0 itens
Carregando...
Finalizar compra