DDR6 Parece prestes a Dobrar a Velocidade de Dados em Relação ao DDR5, com DDR6-21000 a ser o Alvo Final

O desenvolvimento ainda está em andamento, então não esperes vê-lo tão cedo.

Todo o processador é limitado de alguma forma pela velocidade da memória, e os fabricantes de DRAM estão a avançar com o desenvolvimento da DDR6, a próxima geração de RAM depois da DDR5. Detalhes da Synopsys mostram que a tecnologia deve ser finalizada no ano que vem, com velocidades de dados de até 17.600 MT/s e o potencial de alcançar 21.000 MT/s ou DDR6-21000.

As novidades sobre o progresso, além das informações sobre as mudanças fundamentais na DDR6 em comparação com a DDR5, foram apresentadas pela Synopsys, que fabrica controladores e interfaces de RAM. Isso foi compartilhado/vazado pelo usuário do Twitter Darkmont, mas também é confirmado por uma apresentação da JEDEC sobre LPDDR6 (via Videocardz), com ambos os documentos a entrar em muitos detalhes sobre a tecnologia de RAM que está por vir.

No momento, a DDR5 chega a cerca de 8.400 MT/s (também conhecida como DDR5-8400), embora a LPDDR5x seja um pouquinho mais rápida, com 8.533 MT/s. Embora provavelmente vejamos alguns kits de DDR5 extremamente caros que rodem mais rápido que isso em algum momento no futuro, é improvável que ultrapassemos a barreira dos 10.000 MT/s a um preço acessível com a DDR5.

De acordo com a JEDEC e a Synopsys, a DDR6 está programada para ser lançada a 8.8 Gbps e eventualmente chegar a 17.600 MT/s, com um impressionante 21.000 MT/s a ser potencialmente alcançável. No momento, a JEDEC e os seus associados ainda não decidiram qual modo de sinalização usar (PAM ou NRZ), por isso a data de lançamento está prevista apenas para a segunda metade de 2025. Não se espera que a LPDDR6 seja tão rápida, mas um pico de 14.4 Gbps já é bem significativo.

Internamente, os chips de memória DDR6 serão bem diferentes dos de DDR5, pois em vez de usar canais de dados duplos de 16 bits por módulo, o novo design usará canais duplos de 12 bits. A taxa de transferência de dados mais rápida compensa os canais de dados mais estreitos, então um único módulo DDR6-17600 tem uma largura de banda efetiva de pouco menos de 47 GB/s.

Se isso não parece muito certo, é porque um módulo DDR6 transmite 288 bits por ciclo, mas apenas 256 bits disso são dados reais. Então, a fórmula para calcular a largura de banda efetiva é 17000 x (256/288) x (12/8) x 2. A DDR5 mais rápida que você pode comprar tem 33,6 GB/s por módulo, então você está ganhando cerca de 40% mais de largura de banda.

Comparado às larguras de banda máximas da GDDR6 e GDDR6X, isso pode não parecer muito, mas para a RAM do sistema, é um aumento muito necessário. Isso é especialmente verdadeiro para laptops e PCs de jogos portáteis, muitos dos quais atualmente usam LPDDR5X para manter o consumo de energia baixo, mas ainda assim obter um desempenho decente.

Os chips Lunar Lake da Intel, focados em dispositivos móveis, têm chips de RAM embutidos diretamente no pacote, assim como a Apple faz com sua série M de processadores, então você não pode atualizar a RAM para algo mais rápido do que o que já vem. Como a especificação da DDR6 ainda não está finalizada, não há chance de a Intel ter feito o controlador de memória no Lunar Lake compatível com DDR6, mas suspeito que seu sucessor certamente será.

Então, quando podemos esperar ver CPUs de desktop suportando DDR6? A AMD pode optar por não adotar durante a vida útil da sua plataforma AM5 e apenas continuar a aumentar o suporte base da DDR5, que atualmente é de apenas 5.2 Gbps. A Intel muda de plataforma mais frequentemente que a AMD, mas também é provável que continue com DDR5 para Arrow Lake e Panther Lake.

Noutras palavras, embora a especificação possa estar pronta para fabricação no ano que vem, não espere vê-la a ser usada num PC gamer por mais um ou dois anos depois disso.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

0 itens
Carregando...
Finalizar compra