Cuidado Intel e AMD, Mais Chips Arm estão a Chegar aos PC

A Nvidia poderia ser um dos outros fabricantes que planeia juntar-se à Qualcomm na oferta de CPUs baseadas em Arm específicas para PC?

O chip Snapdragon X Elite da Qualcomm é uma das perspectivas mais intrigantes para o PC nos próximos 12 meses. Agora, o chefe da Arm revelou que haverá mais CPUs otimizados para PC a chegar nos próximos anos.

Uma opção imediatamente intrigante para um novo participante no mercado Arm CPU para PC poderia ser a Nvidia. Mas mantenha esse pensamento, voltaremos a isso.

Falando aos investidores (por meio do Register), o CEO da Arm, Rene Haas, previu que outros players seguirão os passos da Qualcomm ao oferecer chips baseados em Arm expressamente projetados para PC.

“Tudo o que ouço diz que haverá vários fornecedores para atender esse mercado nos próximos 12 a 36 meses”, avalia Haas. Qualquer pessoa que queira fabricar tal chip deve ter um acordo de licenciamento com a Arm, colocando a Haas numa boa posição para avaliar o rumo da indústria. Infelizmente, a Haas não fornece nenhuma visão sobre as identidades desses novos jogadores nos chips Arm para PCs.

Ainda assim, o resultado líquido, segundo Haas, é que os chips Arm farão incursões significativas no mercado de PCs. “Achamos que agora será o momento, nos próximos dois, três anos, em que o ecossistema Arm conquistará um nível significativo de participação de mercado, principalmente por causa do nível de experiência que vimos no outro ecossistema, o desempenho fantástico , a excelente duração da bateria, o fato de que você pode construir uma máquina de alto desempenho sem uma ventoinha”, diz Haas.

Ele certamente tem razão sobre a duração e eficiência da bateria. Os chips Arm tendem a ter vantagens claras sobre as CPUs x86 tradicionais nessas áreas.

No entanto, o suporte de software tem sido o principal obstáculo até agora na transição do PC do x86 para o Arm. Ainda no terceiro trimestre do ano passado, os chips Arm representavam apenas 1% do mercado de PCs.

Ainda resta saber se esse suposto novo exército de chips Arm pode realmente fazer a diferença no mercado de PCs. A Qualcomm tem feito grandes afirmações sobre o seu novo processador Snapdragon X Elite de 12 núcleos, que deverá estar à venda em portáteis a partir de junho.

No entanto, mesmo que ele entregue em termos de desempenho bruto, o teste mais importante será como ele e a versão Arm do Windows lidarão com o código legado x86. Se isso funcionar de forma bastante suave, então um portátil Arm pode ser muito convincente.

Imagine um portátil sem ventilador com alguns dias de duração de bateria, mas com desempenho comparável aos portáteis existentes. Para uso mainstream, isso será super convincente.

É claro que, se houver algum tipo de aplicativo que cause problemas em termos de código x86 emulado em um chip Arm, serão os jogos. A Qualcomm mostrou títulos legados x86 sendo executados em emulação com desempenho decente no silício X Elite. Mas está longe de ser provado se esse tipo de experiência será universal ou se a Qualcomm escolheu cuidadosamente jogos que funcionam bem ou até mesmo trabalhou com desenvolvedores para fazê-los funcionar bem.

Da mesma forma, embora a Qualcomm tenha dito que seu chip pode ser combinado com uma GPU discreta, não está claro se tais sistemas realmente existirão quando os primeiros laptops X Elite forem colocados à venda.

Suspeitamos que provavelmente não haverá nenhum a curto prazo. Da mesma forma, não há indicação de um impulso iminente para o desktop para o X Elite. Tudo isso significa que ainda estamos a vários anos de distância, pelo menos, antes de vermos algo como um PC para jogos baseado em Arm.

Ainda assim, é intrigante especular sobre a identidade de novos concorrentes no mercado de CPUs para PC ao lado da Qualcomm. Sem dúvida, o mais impactante poderia ser a Nvidia.

Com certeza, a Nvidia tem boas razões para querer entrar no mercado de CPUs Arm. Ela não possui, e provavelmente nunca será capaz de adquirir uma licença x86. E, como os seus recentes esforços fracassados de realmente adquirir a totalidade da Arm mostram, a Nvidia está interessada em CPUs Arm. E, é claro, como ilustrado acima, a Nvidia usa núcleos Arm no seu CPU de centro de dados Grace.

Certamente adoraria poder oferecer um PC Nvidia completo, com uma GPU Nvidia combinada com um CPU Nvidia. Mais importante ainda, se alguma empresa tiver a capacidade e os recursos para fazer com que uma massa crítica de jogos de PC funcione bem em chips Arm, tem que ser a Nvidia. Também houve rumores nesta área, com a Nvidia a falar sobre uma possível colaboração com a Mediatek em CPUs Arm.

Por enquanto, a ideia de um PC para jogos baseado em Arm continua a ser bastante teórica e continuará a ser mesmo que o Snapdragon X Elite da Qualcomm cumpra todas as promessas daqui a um mês. Mas se a Nvidia entrar em CPUs Arm para o OC, isso será literalmente uma mudança de jogo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

0 itens
Carregando...
Finalizar compra