A Western Digital enviará Cartões SD de 4 TB em 2025 para Computadores de Mão, Portáteis ou Qualquer Coisa que Precise de um Armazenamento Minúsculo

E também para quem quer perder uma montanha de dados porque não consegue encontrá-los na gaveta.

Conhecidos por oferecer sacos de armazenamento num formato minúsculo, os cartões SD têm sido muito lentos em acumular gigabytes ao longo dos anos, em comparação com HDDs, SSDs e outros formatos de armazenamento. A Western Digital planeia aumentar um ou dois níveis, afirmando que estará na sua linha SanDisk no próximo ano.

As notícias dos próximos produtos, relatadas pela Anandtech (via Ars Technica), provavelmente serão bem recebidas por qualquer pessoa com uma câmera digital ou dispositivo portátil que esteja frustrado pelo fato de os cartões SD terem atingido apenas o nível de 2 TB – e Eu quando digo ‘apenas’, estou a falar de janeiro deste ano.

Embora o formato SDUC (Secure Digital Ultra Capacity) da especificação 7.0 SD permita até 128 TB, não existem tais unidades no mercado. A razão é bastante simples. Em comparação com algo como uma unidade NVMe de tamanho M.2 2280, os cartões SD têm espaço seriamente restrito, portanto, vários chips flash NAND não podem ser conectados para aumentar a capacidade de armazenamento.

Isso significa que os fabricantes de chips flash precisaram desenvolver métodos cada vez mais complexos e caros para aumentar a quantidade de gigabytes. Todos eles usam uma variação de empilhamento 3D, onde a grade de células de memória se expande vertical e horizontalmente. Por exemplo, se pudesses desmontar o SSD SN850X da Western Digital, verias dois chips flash NAND na placa de circuito.

Dentro de cada uma delas há oito matrizes, que por sua vez compreendem dois planos de 112 camadas de células de memória. Isso não é o mais denso feito pela Western Digital, já que a sua 8ª geração do BiCS FLASH (co-criado pela Toshiba) possui 218 camadas. Mas para obter 4 TB em um cartão SD padrão, a Western Digital provavelmente terá que usar ainda mais do que isso, já que o espaço disponível para o chip restringe quantas matrizes podem estar dentro dele.

Os cartões SD não são conhecidos por serem particularmente rápidos, e o modelo de 4 TB será diferente, usando uma interface UHS-I (Ultra High Speed) e tendo uma classificação de velocidade Classe 10 – isso é bom para uma taxa de transferência mínima de 10 MB /s e um máximo absoluto de 104 MB/s. Ele também terá uma classe de velocidade de vídeo V30, o que significa que terá uma velocidade mínima de gravação sequencial de 30 MB/s.

Embora não esteja nem perto de uma unidade NVMe típica, deve ser adequado para gravação de vídeo em 4K ou até 8K com uma câmera digital. Eu pessoalmente não o usaria para jogos num dispositivo portátil (até porque tenho um ROG Ally com um SSD decente), mas se precisares de muito armazenamento e não te importares com o desempenho, ele deve aumentar a capacidade de tal dispositivo muito bem.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

0 itens
Carregando...
Finalizar compra